quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Resenha - A saga de um Pedro - Amor e luta traçando destinos


Autora: Ana Bailune

A Saga de Um Pedro é a história de José dos Santos Gonçalves, pai do autor, narrada em primeira pessoa, o que dá ao texto mais realismo, e ao leitor, mais intimidade com os personagens reais desta história de família. Fala das aventuras e desventuras de um homem simples, mas cheio de sonhos, pelos quais não temeu lutar até vê-los realizados.

Logo no início do livro, o jornalista Carlos Costa explica que: "O que importa é só a dimensão temporal dessa belíssima narrativa familiar." Não cabe ao leitor, ou a quem quer que seja, julgar certas atitudes do personagem, que, devido à veracidade da narração, não foram aliviadas pelo autor. Carlos Lopes faz questão de contar a história real de seu pai, exatamente como ela é, sem floreios ou omissões de fatos que poderiam até mesmo torná-lo antipático a alguns leitores.

Como o próprio autor explicou-me em uma troca de e-mails, ele não pretende ser reconhecido como escritor; e é justamente este fato que faz da história despretensiosamente contada, uma narrativa alegre, bem-humorada e fluida, que prende a atenção do início ao fim. Sem as pretensões e vaidades dos escritores profissionais, Carlos Lopes imprime realismo à narrativa, aproximando o leitor dos personagens. Em certos momentos, identificamo-nos com eles.

O livro fala também de importantes momentos da nossa História e da nossa cultura, como por exemplo, o advento do rádio e da televisão, a vida difícil no Sertão Pernambucano e vários outros fatos que entrelaçam a vida dos personagens à vida da maioria dos habitantes do Brasil.

A Saga de um Pedro é uma história imperdível. Vale a pena adquiri-la através do endereço: gandavos@hotmail.com

Autora: Anabailune – Petrópolis/RJ



Publicação autorizada pela autora

4 comentários:

Carlos A. Lopes disse...

Obrigado Anabailune pelo presente. Excelente resenha. Um abraço pernambucano.

Ana Bailune disse...

Eu é quem devo agradecer-lhe!

Wanderley Dantas disse...

Parabéns, Ana! Gostei demais também. Abraços!

Celêdian Assis disse...

Excelente resenha, Ana, muito fiel ao que esse maravilhoso livro nos reporta: uma história viva e repleta de simplicidade, da saga de Seu Zé das Máquinas e do amor de um filho que soube como ninguém, respeitar sua história. Tenho imenso orgulho de ter acompanhando o nascimento desta obra desde o início, pois foi daí que pude estreitar os laços de uma sólida amizade e de ótimas parcerias com o autor Carlos Lopes. A história de Seu Zé continua viva, como bravo guerreiro que ele é que caberia em outro livro.
Portanto, eu recomendo a todos que queiram fazer uma boa e emociante leitura, que leiam "A Saga de um Pedro".
Um abraço e parabéns Ana, pela resenha.