segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Quem come galinha choca perde os pelos das sobrancelhas

Autor: Geraldinho do Engenho

Sou um pequeno comerciante há quase meio século, embora já aposentado não consiga me privar do convívio de minha clientela. Toda profissão tem lá seus dissabores, mas o prazer de servir para quem ama a profissão supera tudo.  E a amizade nos gratifica mais que qualquer ganho financeiro. Têm clientes dos mais variados comportamentos, um fator que exige habilidade para tratar cada um, no seu modo ser; cliente meneado, brincalhão, chato, agradável, inconveniente, divertidos etc. Às vezes o caboclo tem pouca leitura, mas é bem informado e encontrando alguém capaz de lhe dar atenção torna-se um verdadeiro cômico.
Cavanhaque é meu cliente a mais trinta anos. É o roceiro mais bem informado, que já conheci. Todo acontecimento que esta na mídia ele Sabe discutir, e tem uma opinião formada, é tão bem conceituado como qualquer especialista no assunto.
A pouco em minha loja conversando com um vendedor que dizia das dificuldades enfrentadas com a pensão de duas ex-esposas, o Cavanhaque logo palpitou.
 – Então ocê não sabe da ultima? Neste caso a solução agora é desossar elas rapaz !
O moço achando graça na sua conversa bateu um longo papo com ele,horrorizados, com  respeito dos acontecimentos bárbaros ocorridos com várias mulheres nos últimos tempos.
No final nós todos nos divertimos com a história contada por ele, quando trabalhou como retireiro no sitio de um padre, nosso conterrâneo.
O padre sempre ia ao sitio com alguns colegas. Habituado a jogar baralho e comer galinha com arroz.
Certo dia Cavanhaque recomendou sua mulher, à cozinheira:
 - olha quando o padre pedir para preparar a galinha, ocê pegue aquela que esta aperreada La na varanda!  Já ouvi dizer que galinha choca é tiro que queda pra cair os pêlos das sobrancelhas e pestanas; vai testar esse negócio com o padre pra ver se é verdade!
- Têm muitos anos sô! Até hoje quando encontro com o padre, eu fito olhos nele pra ver se deu certo, mas é pura mentira cai coisa nenhuma!

Autor: Geraldinho do Engenho - Bom Despacho/MG

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse é um causo muito interessante. Na minha terra diz-se que "quem come rouxinol choco, fica com fome canina" (traduzindo, rouxinol é o mesmo que cambaxirra (Troglodytes aedon) e fome canina é fome que não tem comida no mundo que sacie) e acho que nos dois casos é tudo mentira mesmo. Parabéns Geraldinho, você é um grande escritor.

Alberto Vasconcelos
Santo André da Borda do Campo, 14 de novembro de 2016

chagoso disse...

Alem de edificante é hilário.