quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A Quinzena do Autor: Patrícia Farnese

Autora: Patrícia Farnese

Título: Deus se revela no impossível!
Somos seres limitados! Sofremos constantes provações e tentações. Isto é ser humano! Precisamos estar alimentando nossa alma da palavra e do Espírito Santo de Deus, assim teremos mais força no combate diário diante de nossas fraquezas e nossas falhas.
Deus nos ama incondicionalmente, afinal Ele é nosso Pai, nosso Criador! Somos frutos de seu sonho! E mesmo que estejamos passando por dificuldades ou enfermidades, se abrimos nossos olhos ao amanhecer podemos ter a certeza de que Deus ainda tem um propósito para nós, seja para nosso crescimento espiritual, seja para santificação de alguém ao nosso lado!
Entreguemos nossas vidas ao Pai! Ele que experimentou o mundo por seu filho Jesus, o qual sofreu mais que qualquer um as dores da humanidade...Não há quem conheça melhor nosso coração senão Ele, nosso Pai do céu! Ele nos ama principalmente em nossas misérias...Sejamos firmes e perseverantes na fé, pois Deus se revela no impossível!
Patrícia Farnese.


Título: Você é precioso demais!!!

" Quando tudo parecer escuro,
   Faça uma prece!
  Você sentirá com toda sutileza que só emana de Deus, um doce abraço do Eterno...
   E quando menos esperar, um traço de luz voltará a iluminar sua face e seus caminhos,
            Neste momento, irá perceber o sopro do Divino, Divino Espírito Santo de Deus!
       Com o passar dos dias, o sol estará brilhando inteiro para você! Sabe por que?
       Porque você é precioso demais para seu Pai e Ele quer te ver feliz sempre!!
  Nossos desertos existem, mas esses são apenas pontes ao nosso aperfeiçoamento!
                       Que a luz do Divino habite em cada um de nós!! O dom da vida é a máxima poesia do amor de Deus por seus filhos!
                       "Carpe diem" a todos!!!!
Patricia Farnese


Titulo: A vida e o tempo! Gratidão ao Criador...

" Que a vida lhe seja doce,
   Dance como o tempo,
   Ame com todo amor de seu coração,
   E quando uma lágrima brotar de seus olhos,
    Lembre-se que você só existe porque um Ser maior te criou e olha para ti o tempo todo,
    Assim, volte a sorrir novamente para a vida, porque ela é linda demais para perder tempo com indelicadezas ou infelicidades bobas,
    Sejamos felizes, a vida é muito breve...
    E não há nada mais importante que simplesmente viver!

                     Patricia Farnese.
Titulo: O dom divino de ser mãe.

Ser abençoado com um filho é receber de Deus o maior milagre que existe: a vida! Gerar no ventre um ser, sentir ele se formando dentro de seu corpo é algo surreal, mágico, divino! Não vou falsear a verdade e dizer que é fácil! Assim que a mulher engravida a sua vida muda por completo e para sempre! Desde a gestação já temos que mudar hábitos alimentares, nos cuidarmos de forma muito mais responsável! E depois que aquele ser nasce de nós, sentimos a maior emoção de nossas vidas! A maternidade traz um misto de alegrias e dúvidas! Digo que a magnitude da felicidade de ser mãe é proporcional ao tamanho da responsabilidade de criar um filho!
 Acredito que só depois que nos tornamos mães e pais sabemos o que é "trabalho" no bom sentido da palavra, porque cada dia é uma nova preocupação, uma fase diferente. Passamos a viver um mundo nunca antes imaginado! É como diz a canção: "Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia, (...) a vida vem em ondas como um mar, num indo e vindo infinito...
A amamentação, as vacinas no prazo correto, o aprendizado da distinção do choro do bebê, se ele chora por fome, cólica, sono ou refluxo, como também o acompanhamento diário do crescimento e desenvolvimento de um filho são algumas das várias novidades experimentadas pelas mamães! Mas posso afirmar, esse "trabalho" é o melhor de nossa existência! É o que me realizou como pessoa e mulher, que invadiu meu ser do mais "sublime amor"! Obrigada meu Deus e Pai, pelo dom da maternidade! Ajudai a mim, a todas as mães e pais a termos a sabedoria necessária para criarmos nossos "milagres" nos preceitos do bem e do amor! Assim seja!

Patrícia Farnese.

Titulo: Só Deus não nos permite perecer no sofrimento.

Ao abrir os olhos todos os dias, devemos sentir gratidão, pois ė mais uma oportunidade de transformar o choro em sorriso, de apreciar a beleza da natureza divina! Ė um sopro de vida nova e, apesar do sofrimento que existe na humanidade, próprio de todos, cada qual com o seu, temos que ter pensamento positivo e continuar nossa caminhada com humildade, esperança e muita fé em Deus, porque nosso Pai ė um Pai que nos ama incondicionalmente, Ele não se exaspera com nossos erros, nem nos julga inconvenientemente! Isso ė amor, afinal Deus ė puro e infinito amor! Podemos às vezes, atė fraquejar na fė, mas Ele estará sempre ali, ao nosso lado, pois somos seus filhos amados e um Pai não desampara um filho, ah, nosso Pai divino não! Este a tudo vê e enxerga o coração de cada um de nós! Ė realmente o maior aconchego termos esta consciência, pois assim não há solidão e nem sofrimento que pereçam!
Patrícia Farnese.

Título: Agradecimento por minha obra, Cartas ao Eterno!

Quero agradecer no dia de hoje primeiro a Deus, e em segundo às pessoas que foram instrumento Dele para a concretização de mais um sonho: ter meu livro publicado pela Chiado Editora, diretamente de Portugal para nosso Brasil! Obrigada meus amados, marido e mãe, por possibilitarem que mais um sonho meu se torne real! 
Agradeço à essa respeitada editora, a "Chiado", seu Conselho Editorial e toda a sua equipe por ter acreditado em meu trabalho e por ter recebido tão bem minha obra, concretizando esse sonho, enfim...
Agradeço a todos que de alguma forma me auxiliaram para que meu projeto saísse do papel  e ganhasse vida! Em especial, ao Dr. Antônio dos Santos Damasceno, ilustre prefaciador de "Cartas ao Eterno" e à minha admirável prima e jornalista Raquel Laudares, por assinar a orelha de meu livro. Agradeço à minha querida amiga Vanessa Paulinelli pela bela foto de contracapa e às minhas amadas: Bárbara Laudares Mendonça, Patrícia Poli dos Santos, Daniela Farnese, Maria do Carmo Freitas Oliveira, Mônica Braga, bem como suas lindas filhas, pelas dicas excelentes ao lerem meu livro, ainda na fase de rascunho!!!
Patrícia Farnese.
____________________________________________________________________]
Título: A qualidade de viver praticando exercícios.
Aprendi a dançar ainda criança, como também aprendi que a qualidade de viver praticando exercícios nos concede a cura de muitos males, nosso corpo é uma máquina e necessita estar em constante movimento!
Outro dia estava assistindo a uma entrevista do renomado médico, Dr. Drauzio Varella, na Globo News e ele dizia: " Os planos de saúde deveriam prevenir as doenças, não tratá-las! E a primeira forma de fazer isso acontecer seria conscientizar a população sobre o quanto nós mesmos somos responsáveis por nossa saúde"! Concordo plenamente e nutro uma enorme admiração por esse médico.
Convido a vocês, meus leitores, a nos movimentar: seja na dança, nas artes marciais, na academia, na corrida, na caminhada, nos esportes, enfim...! Assim liberamos as toxinas de nosso corpo, vencemos os males da depressão e da ansiedade que atormentam a tantos neste mundo, que muito nos exige ultimamente!
Patrícia Farnese.
Título: Senso de justiça: em que você acredita?
Desde pequenina já experimentava um senso de justiça, que sinto até hoje, mas de forma diferente! Quando era acadêmica tinha aquela ilusão de que a justiça era de verdade um fim a ser alcançado! Mas ao vivenciar a prática do Direito pude perceber que a ilusão a qual a teoria me oferecia, mesmo alcançando bons êxitos em meus processos, não passava de pura demagogia! As brechas existem nas leis e conseguimos ter tantos argumentos para tudo! Mas a vida não é só isso! Vencer com argumentos...
Hoje quando leio a Constituição, vejo-a com outros olhos!  Onde estão de fato os direitos de igualdade, de que todos são iguais na exata medida de suas desigualdades? Que todos têm acesso a justiça? Essa justiça que se revela tão lenta e penosa para quem verdadeiramente a espera. Direito à saúde para todos? Não é o que parece. Nosso país está um caos e há um verdadeiro descaso no âmbito da saúde. As pessoas estão sendo descartadas. Sinto-me triste e desencantada diante de tanta falta de amor! Por essas e por outras desgostei muito da área profissional que outrora escolhi para minha vida! Bom que o conhecimento ainda vale! Vale para escrever, vale para chamar a todos vocês, meus queridos leitores, para que nos revistamos de um caráter mais humano! Vejo as pessoas se maltratando tanto! Na família, no trânsito, numa fila de espera, até mesmo de uma padaria! Para quê isso, minha gente? Precisamos cultivar a paciência, o amor!..."A vida não passa de um sonho, logo acordaremos com um grito de alegria!" (Sábias palavras de Santa Teresinha do Menino Jesus).
Patrícia Farnese.
___________________________________________________________-
Título: Minha voz é também a sua!

Todo escritor sempre traduz em suas linhas um pouco do que viu, ouviu, leu, viveu, sentiu... Minha voz acaba sendo também a sua voz! Sou uma faísca acesa nessa centelha do universo que tenta passar a vocês, queridos leitores, um pouco de minhas experiências! O que escrevo faz parte de mim, de você, de meu amigo ou familiar, de algum livro, música, alguma imagem que me chocou ou me alegrou....Fato é que tudo isso me inspira e me faz sentir vontade de escrever! As memórias ficam registradas no consciente ou no subconsciente e meu desejo é trocar experiências com vocês que me prestigiam com sua leitura! Obrigada por fazerem parte de minha vida!

Patrícia Farnese.
Título: Ano novo! Vida nova? Um brinde a 2015!
Ano novo? Vida nova? Culturalmente todos os anos comemoramos a passagem de ano! Mas se pararmos para refletir, apenas a contagem regressiva com a virada de ano traz anúncios de uma nova vida? Acredito que não! A mudança vem com nossas escolhas. A opção por uma nova vida, por um novo ano deve partir de nós mesmos! Devemos ter o desejo de evoluir todos os dias e não somente com a expectativa da virada...
Creio que se mantivermos nosso desejo de sermos melhores para o próximo, dentro de nossos lares, para nossas famílias e amigos estaremos sim celebrando um tempo novo! A primeira mudança deve partir de nós, de nosso interior! Com tantas experiências vividas em um ano, com certeza há tempo ainda para fazermos nossas reflexões, pesar a balança e verificar: O que eu posso fazer para deixar o outro mais feliz e para que eu também possa ser mais feliz comigo mesmo? Aí sim considero que estaremos mais próximos do verdadeiro sentido da mudança, de ano novo, da boa nova, deixando para trás hábitos antigos e evoluindo, afinal...Que tenhamos essa consciência para um 2015 mais humano e fraterno!O mundo está carecendo de amor! Amor que se traduz no perdão, paciência, caridade, respeito mútuo...
Um brinde ao nosso futuro!
Patrícia Farnese.
____________________________________________________________

Título: Jesus vive entre nós!

REFLEXÃO PASSAGEM LUCAS 24, I a V.- Ressureição

Gosto de lembrar uma música quando recordo a ressureição de Jesus:
"...Porque Ele vive eu posso crer no amanhã, porque Ele vive, temor não há!..."

Esta passagem do evangelho anuncia que o calvário de Cristo não é caminho para a morte, mas caminho aprovado por Deus para a vida e vida eterna. Sem a morte, não há ressureição! E não há ressureição sem morte.  Se Deus não fosse capaz de ressuscitar seu filho dos mortos não haveria a morte de Jesus, portanto, não haveria ressureição. E foi desta maneira que Deus se fez Maior, vivendo eternamente entre nós! Não através da guerra, espadas e mortes, mas sim com o sacrifício de seu filho, revelando-nos seu amor incondicional por nós, cada um de seus filhos! Deus, através de Jesus, experimenta a forma humana e como na Trindade é o próprio Deus que morre junto de seu filho e ressuscita para nos conceder a graça de sua salvação e remissão de nossos pecados.

Quando celebramos a vitória de Jesus na Páscoa, os anjos perguntam àquelas três mulheres, às portas do sepulcro:
- " Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?

À luz deste evangelho e também primeiro mistério glorioso do rosário, nosso Pontífice Papa Francisco nos ensina que: às vezes podemos fraquejar e nos fechar em várias formas de egoísmo, deixando-nos levar pelas coisas mundanas e abandonando assim a Deus e ao próximo. Por isso precisamos sentir sempre a maravilha de Cristo Ressuscitado para poder sairmos de nossos espaços de tristeza e abrir-nos à esperança que remove as pedras dos sepulcros e nós dá a coragem para anunciar o evangelho.

Agradeço a oportunidade de escrever sobre este mistério de Deus pois sempre penso em Jesus Vivo, meu melhor amigo, além de Pai querido...

" .... eu bem sei que o meu futuro está nas mãos do meu Jesus, que vivo estás!! "

Patrícia Farnese.  
Título: Seja você sempre!
Se você tiver vontade de chorar, chore... Se tiver vontade de sorrir, sorria... Só você conhece suas dores e alegrias!! E nada mais importa! Seja você mesmo, sempre! Porque aos olhos do Pai você nunca deixará de ser amado, pois cada um é um ser diferente, com suas qualidades e imperfeições! O ser humano é em essência bom, afinal Deus nos criou à sua imagem e semelhança, nossas escolhas que às vezes são ruins, mas mesmo errando podemos pensar estar acertando, nisto consiste o caminho! Aprendendo com os erros estaremos evoluindo e chegando mais perto da salvação eterna ".
Patricia Farnese.
__________________________________________________________________--
Título: Mistérios da vida...
Quando criança eu podia caminhar com tranquilidade nas ruas de minha cidade e sempre estava ali andando rumo ao ponto de ônibus de minha escola e pensando na quantidade de pessoas desconhecidas que passavam por mim e começava a me perguntar: quem seriam aquelas pessoas? O que elas estariam passando? Quais seriam seus afazeres, suas lutas? Existe uma infinidade de possibilidades acontecendo ao mesmo tempo ou em apenas fusos horários diferentes para nós viventes de todo o mundo e cada um vive seus momentos de formas mais variadas! Enquanto uns celebram a vida, outros vivem o luto...
E aproximadamente há uns 26 anos atrás aconteceu que em um desses dias em que eu e minha amiga caminhávamos rumo ao ponto de ônibus para a escola encontramos com um amigo de nossos pais que nos cumprimentou e nos referenciou: a vida continua, não é meninas? Ficamos sem entender aquela frase, mas naquele dia ele faleceu, vítima de um acidente! A partir daquele fato, nunca mais parei de pensar na efemeridade da vida! Somos pó e a ele retornaremos! Sinto-me como uma porção de terra que precisa ser adubada todos os dias! Sinto que somos só um grãozinho de areia e que somos casca que um dia acaba! Nossa maior matéria-prima precisa ser renovada todos os dias, qual seja, nossos corações! As questões que outrora me intrigavam hoje não mais me intrigam tanto! Aprendi que a vida é uma complexidade de experiências e não me compete ficar questionando tanto! Isso é mistério divino! Com a maturidade que hoje adquiri penso que Deus faz tudo certo, mesmo que não seja como desejamos! Devemos ter resignação e sabedoria para enfrentarmos as dificuldades que aparecerem em nossos caminhos e enxergarmos uns aos outros sempre com olhos de mais amor!

Patrícia Farnese.

Titulo: Qual característica lhes definem?

"Eu gosto tanto de você que até prefiro esconder, deixa assim ficar subentendido"... Assim Lulu Santos cantou e encantou inúmeros fãs...
Apesar de amar esta música, sentimento é algo que não consigo esconder.
Sensível e verdadeira demais... Até peco pelo excesso. Mas não consigo ser diferente, mesmo que eu tente. Sou emoção! E como gostaria de ser razão!!!
Evoluir é necessário e temos que nos esforçar para estarmos em constante evolução. Entretanto, já se perceberam assim? Há alguma característica em vocês que não conseguem modificar desde crianças?
Gostaria de sugerir aqui esta reflexão: -Qual característica lhes definem?

"...pode até parecer fraqueza, pois que seja fraqueza então. A alegria que me dá, isso vai sem eu dizer..."


Patrícia Farnese.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a Patrícia Farnese pela qualidade dos textos apresentados nessa Quinzena do Autor. Parabéns, mais uma vez, a Carlos Lopes pela iniciativa.

Alberto Vasconcelos
Santo André/SP, 22/10/2015

Anônimo disse...

Li todos os textos, muito dos quais com excelentes mensagens. Parabens a Patricia; Conceição Gomes

Anônimo disse...

Obrigada Alberto por apreciar meus textos! Sinto-me privilegiada por fazer parte deste grupo de escritores tão competentes! Patricia Farnese

Anônimo disse...

Gratidão Conceição pelo carinho e prestígio! Deus a abençoe! Patricia Farnese.