quarta-feira, 27 de julho de 2011

A arte de Nino Ferreira - Texto: Carlos Lopes

                              Crédito da foto: Alexandre Svero

Tem quem diga que escrever sobre quem admiramos é fácil. Eu, particularmente não acho. Quando conheci Nino Ferreira, logo imaginei que a humildade, o carisma, habilidades com a cultura de um modo geral seria seu aforismo. Nada disso. Um belo dia fui surpreendido ao saber da sua afinidade com os pincéis. O meu admirado é um grande pintor de Olinda, do Brasil e do mundo, é claro.

Ao criar o marcador ¨Dica da Semana¨, logo Nino veio em mente. Fiz o convite e Nino aceitou. Nos próximos dias vamos conhecer um pouco mais desse talentoso artista da terra e de onde vem essa força inspiradora. Mas, como o cara também leva jeito com as palavras deixemos que fale por si:

Nasci em março de 1966 em Olinda , minha mãe nasceu em Barreiros e meu pai em Recife. Meus pais já carregavam uma grande coincidência em seus nomes Amara & Amaral o que (só pra fantasiar um pouco) deve ter sido um bom sinal. Apesar de não haver histórico de artistas na minha família, posso dizer que a habilidade para trabalhos manuais e para um certo censo estético já havia se manifestado tanto na minha mãe com seu trabalho em costura quanto no meu pai que trabalhava em uma gráfica.

A atmosfera de uma cidade como Olinda, principalmente por sua arquitetura já atiça o imaginário de qualquer criança e mais ainda o de uma criança que se sentia atraída pelas artes visuais.     
                
Comecei a pintar como os primatas, riscando paredes ... e num processo "evolutivo" muito particular, passei para o assoalho, portas, revistas, minha própria pele e por fim o papel. A aproximação dos materiais veio menos pelos livros que pelo faro. Na infância, para cada desenho feito, havia sempre uns tapinhas nas costas de "muito bem, muito bonito" o que parecia afirmar um possível talento "pra coisa".     

Nenhum comentário: