domingo, 23 de junho de 2013

O Rei Leão a Pomba e o Bicho Preguiça

Autor: Geraldinho do Engenho

Durante muitos anos não havia organização e a floresta não produzia o suficiente para a sobrevivência dos animais. O rei leão era um tirano sem coração e não se preocupava com as demais espécies. Certo dia uma pombinha pousada sobre uma frondosa arvore visualizou o todo poderoso devorando cinco filhotes de capivara de uma única vez.
Revoltada ela o adverte dizendo -, como pode você o rei da selva com atitude tão inconsciente? – Quem é você sua pomba incherida para vir me dar lição de moral-, vá se catar, procure seu bando, eu sou rei e faço o que bem entendo! – Majestade desculpe a intromissão, mas consciência sustentável e educação ambiental é uma questão de sobrevivência! – Oba! Você me chamou de majestade!-Sabe que gostei? Ninguém nunca me tratou assim! – Desculpe-me excelência palpitar na sua refeição, mas devorar cinco filhotes de uma só vez! Imagine daqui a um ano seriam cinco adultos,  em vez de uma cinco refeições, alem das crias que eles deixariam para futuras refeições!Desculpe-me se estou sendo itrometida, mas pense nisso. Ora! Ora! Sabe que não pensei nisso; você é palpiteira, mas tem razão!
A esta altura o rei leão já derretia de amor pela pamba. -Sabe que você é muito simpática de onde vieste? – De onde eu vim não importa -, é cedo para revelar, mas saiba que vim apenas para ajudar a botar ordem nesta floresta e salvar as espécies em extinção! – Acho esta missão muito difícil para uma pomba tão frágil! – E quem diz que sou eu que irei reformular? – São vocês basta cada um cumprir com sua parte que a natureza completa resto. Ela sim tem poderes mais do qualquer ser vivo que habita o planeta! – Tudo bem sua sabichona então me apresente um plano! Olha majestade façamos o seguinte vamos promover uma grande convenção! Reuniremos todos os animais e proporemos as regras a serem seguidas, elaboramos um estatuto, e cada um cumprindo sua parte em pouco tempo esta floresta será um verdadeiro paraíso encantado – Boa idéia. Mas como reunir tantos animais a floresta é imensa!- Deixe comigo meu soberano me encarrego de tudo.
E assim a pombinha conseguiu reunir não só animais vertebrados como todos os insetos da floresta. O rei leão todo garboso abriu a seção dando a palavra para a pomba que após ouvir cada animal o aconselhava como seria sua conduta a partir daquela data.
Criaram três forças tarefas para manter a sustentabilidade da floresta. Aos esquilos e outros roedores coube a missão de replantar as sementes, as formigas fizeram o compromisso de utilizar somente as folhas das arvores que estivesse no ponto de maturação, e já não eram mais necessárias na captação de clorofila e oxigenação da atmosfera. As abelhas ampliariam seu contingente de operarias para maior produção de mel própolis cera e geléia real, além é claro de uma politização mais eficiente e os frutos se multiplicarem. E assim teriam alimentação farta em todo o tempo. A abelha rainha como chefe de laboratório assumiu o comando na produção dos medicamentos alternativo, até as minhocas assumiram sua parcela de responsabilidades, ficando na incumbência de fertilizar a terra.  E assim todos ficaram admirados com a sabedoria da pomba.
Apenas o bicho preguiça não compareceu. Preocupada a pombinha bateu asas até sua casa, para resgatá-lo também. Sua meta era unir todos para o mesmo objetivo, “todos por um e um por todos”; este foi slogam criado por ela. Mas antes de bater à porta ouviu a preguiça velha dizer -, valha-me oh deus da floresta há três dias preguiça saio para buscar remédio para preguicinha ele vai morrer a mingua, preguiça não aperece santo deus! – Deixa de muita conversa senão volto pra trás, respondeu preguiça que ainda estava na porta da sala. A pombinha ouvindo a conversa imaginou que com o bicho preguiça seria perda de tempo, não iria obter sucesso algum. Retornou para o local da reunião. Com tudo acertado, ela encerrou agradecendo a presença de todos. Passando a palavra ao rei leão.
Muito contente ele  alisou sua juba com as  mãos e disse -, Quero apenas uma única palavra, quem és tu sua pomba sabida?
- Eu sou o espírito da floresta vim a mando do deus da ecologia! E thiau pra todos vocês-, e sejam felizes!

Geraldinho do Engenho - Bom Despacho/MG


Publicação autorizada pelo autor

2 comentários:

Maria Mineira disse...

Amigo Geraldinho, parabéns pelo seu texto! Gostei muito!

Helena Frenzel disse...

Oi, Geraldinho, que a preguiça é a mãe do progresso, né não? Suas histórias são muito criativas e cheias de sabedoria, parabéns. Abraços!