sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

UMA VIAGEM LITERÁRIA




Amigos GANDAVOS, essa minha viagem, cujas fotos nosso editor vem postando, tem objetivo bem mais amplo que o turismo puro e simples. Trata-se, na verdade, de um roteiro literário pelos SERTÕES retratados nos livros "OS SERTÕES", de EUCLIDES DA CUNHA e "GRANDE SERTÃO: Veredas", de JOÃO GUIMARÃES ROSA. Livros bem diferentes um do outro, guardam apenas a similaridade do espaço geográfico de dois sertões deste Brasil, ambos bem diferentes um do outro. O sertão, pano de fundo da GUERRA DE CANUDOS, noticiada por CUNHA é seco, cinza e muito hostil aos seus viventes e, principalmente, aos forasteiros. O sertão rosiano, ao contrário, é verde, chuvoso, mesmo assim não entrega facilidades. Nos dois, os homens lutam a vida diária com todas suas dificuldades e filosofias. Há muito venho escrevinhando um texto de quinta categoria intitulado "OS JAGUNÇOS ESQUECIDOS DO LISO DO SUSSUARÃO", inspirado em GRANDE SERTÃO: Veredas. Espero que esta viagem possa resultar em ideias para concluí-lo. E, se assim for da vontade de Deus e superadas minhas limitações, me lançarei à empreitada de escrever sobre Canudos. Ou seja, ainda vou comer, literalmente, muita poeira. 
































De férias, viajar de carro é sempre uma ótima opção. Pensando assim o nosso querido amigo Augusto Sampaio Angelim, está a gozar da autonomia de seguir roteiro da forma que melhor lhe agrada: Viajar de carro.  Ele já percorreu o espaço geográfico e cultural de Os Sertões, de Euclides da Cunha, e pretende ir a Salinas e também visitar a Chapada Gaúcha.  E por ser um Gandavos de carteirinha, vai deixando livros das nossas publicações durante o percurso. Acima, alguns momentos clicados pela câmera desse pernambucano cabra da peste?

3 comentários:

João Batista Silva disse...

Boa noite amigo Augusto Sampaio Angelim,boa viagem e passando por terra do Centro Oeste Mineiro, nossa Bom Despacho está próxima à BR262 e 160 Km da capital Belo Horizonte.O sabor do Café Bom Despacho é atraente.

Ana Bailune disse...

Fotos maravilhosas!!!

Augusto Sampaio Angelim disse...

Amigos GANDAVOS, essa minha viagem, cujas fotos nosso editor vem postando, tem objetivo bem mais amplo que o turismo puro e simples. Trata-se,na na verdade, de um roteiro literário pelos SERTÕES retratados nos livros "OS SERTÕES", de EUCLIDES DA CUNHA e "GRANDE SERTÃO: Veredas", de JOÃO GUIMARÃES ROSA. Livros bem diferentes um do outro, guardam apenas a similaridade do espaço geográfico de dois sertões deste Brasil, ambos bem diferentes um do outro. O sertão, pano de fundo da GUERRA DE CANUDOS,noticiada por CUNHA é seco, cinza e muito hostil aos seus viventes e, principalmente, aos forasteiros. O sertão rosiano, ao contrário, é verde, chuvoso, mesmo assim não entrega facilidades. Nos dois, os homens lutam a vida diária com todas suas dificuldades e filosofias. Há muito venho escrevinhando um texto de quinta categoria intitulado "OS JAGUNÇOS ESQUECIDOS DO LISO DO SUSSUARÃO", inspirado em GRANDE SERTÃO: Veredas. Espero que esta viagem possa resultar em ideias para concluí-lo. E, se assim for da vontade de Deus e superadas minhas limitações, me lançarei à empreitada de escrever sobre Canudos. Ou seja, ainda vou comer, literalmente, muita poeira.