sábado, 9 de dezembro de 2017

VIAGEM LITERÁRIA/FOTOS SALINAS-MG


Amigos GANDAVOS, essa minha viagem, cujas fotos nosso editor vem postando, tem objetivo bem mais amplo que o turismo puro e simples. Trata-se, na verdade, de um roteiro literário pelos SERTÕES retratados nos livros "OS SERTÕES", de EUCLIDES DA CUNHA e "GRANDE SERTÃO: Veredas", de JOÃO GUIMARÃES ROSA. Livros bem diferentes um do outro, guardam apenas a similaridade do espaço geográfico de dois sertões deste Brasil, ambos bem diferentes um do outro. O sertão, pano de fundo da GUERRA DE CANUDOS, noticiada por CUNHA é seco, cinza e muito hostil aos seus viventes e, principalmente, aos forasteiros. O sertão rosiano, ao contrário, é verde, chuvoso, mesmo assim não entrega facilidades. Nos dois, os homens lutam a vida diária com todas suas dificuldades e filosofias. Há muito venho escrevinhando um texto de quinta categoria intitulado "OS JAGUNÇOS ESQUECIDOS DO LISO DO SUSSUARÃO", inspirado em GRANDE SERTÃO: Veredas. Espero que esta viagem possa resultar em ideias para concluí-lo. E, se assim for da vontade de Deus e superadas minhas limitações, me lançarei à empreitada de escrever sobre Canudos. Ou seja, ainda vou comer, literalmente, muita poeira. 











































De férias, viajar de carro é sempre uma ótima opção. Pensando assim o nosso querido amigo e parceiro nas publicações de livros da Coleção Gandavos, Augusto Sampaio Angelim, está a gozar da autonomia de seguir roteiro da forma que melhor lhe agrada: Viajar de carro.
Augusto nos enviou algumas fotos de Salinas/MG.
Salinas compõe com outros municípios da região o Alto Rio Pardo. O município é conhecido pela qualidade do requeijão e da carne de sol, pelas tradições, pelo folclore e pela produção agropecuária. Mas nada lhe dá mais notoriedade do que as suas famosas cachaças. Atualmente, o município é o mais importante polo nacional de produção de cachaça de alambique com mais de 50 marcas e produção anual que gira em torno de quatro milhões de litros.



Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom. Eu tive o prazer de conhecer Salinas, estive lá em 2010.