terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Fotografia - Autora: Ana Soares

A fotografia é o registro de todos os sentidos...
Fotografamos tudo que está relacionado à vida da gente!
A fotografia é o nosso álbum, o nosso melhor arquivo do ventre à velhice...
É a gravidez;
É o nascimento;
O aniversário;
O namoro;
A formatura;
O casamento;
A velhice;
Enfim... Somente a morte não merece o registro, pra ela buscamos é a queima do arquivo - o que é humanamente impossível, pois ela resiste a tudo e ainda assim, perfura e invade a nossa memória...
Curioso, não?
É que nós seres humanos precisamos nos abastecer de provas de "felicidade" do cotidiano para sentir que vale a pena, que fomos felizes ontem e podemos ser hoje também!
O que é ruim não exige provas, registro algum, pois não duvidamos que o mal exista!
O bem é que precisa de registros, de reforços para que tenhamos a confirmação dos fatos - assim o desfrute passa a ser mais prazeroso, o prolongamos e o revivemos com a magia da fotografia...
A fotografia capta também sentimentos.
Olhe para uma fotografia sua do passado e saberá no mesmo instante se você estava triste ou alegre, ansioso ou tranquilo...
A fotografia revela nossa história.
Fotografar é capturar uma parte da essência de cada um.
Ser fotografado é expor-se para depois recuperar os sentidos.
Não consigo enxergar uma vida sem fotografia...
Uma vida sem fotografia é uma vida sem história pra contar.
É um livro em branco, sem flagrantes, sem registros, sem testemunhas - Nunca será lido!

 
Publicação autorizada pela autora
 

5 comentários:

Carlos A. Lopes disse...

É verdade Ana. Também sou um apaixonado pela arte de fotografar e pela fotografia. E se tratando de fotos em preto e branco é que parece nos remeter mais longe. Não pela idade da foto que, evidentemente é mais antiga, pela proximidade da arte que ela nos parece compreender. Antigamente se dizia que uma foto dizia mais que mil palavras.

LENAPENA disse...

Anna, querida, adorei sua crônica, pois amo a arte da fotografia. Sem dúvida depois da leitura e da escrita, é minha terceira preferência. Adoro capturar e imortalizar momentos, seja de pessoas, ou da natureza. Assim, como vc, tb, não consigo imaginar uma vida sem o registro das fotos. Um bj a vc.

Ana Soares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Soares disse...

Carlos / Lena - É maravilhoso escrever algo e nos fazer entender... Sentir que outras pessoas, assim como eu, sentem com o mesmo ♥! Obrigada pelo carinho de sempre. É tão mágico - escrever e sentir vocês assim tão pertinho de mim, mesmo estando tão longe... Obrigada, de coração!

Carlos Costa disse...

As fotografias têm sido temas recorrentes de minhas últimas crônicas, mas eu ainda prefiro as fotos em preto e branco, produzidas. Hoje, com celular e câmeras nos aparelhos, todos viraram fotógrafos e cinegrafistas.