terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Orelha do livro: Gandavos - Contando outras histórias

 
É inegável que, as modalidades textuais pertencentes ao gênero narrativo, o conto é o preferido da grande maioria dos escritores no princípio de suas carreiras. Ao contrário do que se possa pensar, a brevidade de um conto não torna mais fácil a arte de escrever uma boa história. O que muitos não sabem é que este pormenor constitui-se um dos mais difíceis exercícios para um contista. Como nos demais gêneros, escrever é sempre um árduo trabalho, que não dispensa os preceitos gerais da criação, que são o talento e a imaginação.
Neste livro, Gandavos – Contando outras histórias, o leitor perceberá que a criação literária pode dispensar, ou por à parte a verdade, mas não desconsidera a importância de certos elementos ou atributos que lhe conferem veracidade, ou seja, para além da verdade há a necessidade de outros temperos e artifícios, que tornam uma história boa e interessante.  De um modo geral, imagino que os contos aqui apresentados vão provocar no leitor o desejo de ler até a última página do livro. Afinal, tratam-se de textos onde há um mergulho solitário na memória e na imaginação dos talentosos autores, oriundos das mais variadas regiões deste país. E por fim, sábias são as palavras do escritor pernambucano Augusto Sampaio Angelim, quando afirmou, textualmente, no primeiro volume da Coleção Gandavos: “O livro que o leitor agora tem em suas mãos fez uma viagem inversa. Pode-se até dizer que ele veio do futuro para o presente, pois este livro saiu do mundo virtual. Nasceu das páginas digitalizadas sob o endereço http://gandavos.blogspot.com/ ”.  
Carlos A. Lopes
(O livro será entregue pela editora até o dia 15/04/2013)
 
  1.  


  2.  
    Sinto-me lisonjeada em fazer parte deste time! Parabéns, Carlos!!!
     



  3. Faço minhas as palavras das Anas. Estou muito feliz por ver textos meus publicados num livro e já me convido para o próximo. Obrigada, Carlos!
     



  4. Obrigado Ana Bailune, Ana Soares e Maria Mineira. Haverá sim mais livros, já tem até título provisório: Gandavos - Traços & Retraços. E o melhor, deve sair ainda este ano.

4 comentários:

Ana Bailune disse...

Excelente, Carlos!

Ana Soares disse...

Sinto-me lisonjeada em fazer parte deste time! Parabéns, Carlos!!!

Maria Mineira disse...

Faço minhas as palavras das Anas. Estou muito feliz por ver textos meus publicados num livro e já me convido para o próximo. Obrigada, Carlos!

Carlos A. Lopes disse...

Obrigado Ana Bailune, Ana Soares e Maria Mineira. Haverá sim mais livros, já tem até título provisório: Gandavos - Traços & Retraços. E o melhor, sdeve sair ainda este ano.