sexta-feira, 17 de maio de 2013

Gandavos - Contando outras histórias


Autor: Carlos Costa


Entre remédios que tomo para dormir diária e pontualmente às 8 da manhã e aos que volto a tomar às 10 hs., mas sem me causar sono,  consegui concluir a leitura  do saboroso, agradável e diversificada composição multifacetados textos que compõem o livro “GANDAVOS  - contando outras histórias”, com a participação de autores iniciantes e, outros nem tanto, de vários Estados e municípios do Brasil.
Lembrei-me da coleção de livros “Para Gostar de Ler”, lançada na década de 80, com saborosas antologias de contos, crônicas e poesias, direcionadas ao público juvenil, com o propósito de despertar nos jovens o gosto e o prazer da leitura. Eloar Guazzelli Filho era o ilustrador da coleção, organizada por Carlos Felipe Moisés.
Agora, ilustrado por Edmar Sales e organizado por Carlos A. Lopes, o “Gandavos”, tem certa semelhança com a coleção famosa lançada nos anos 80 . Em lugar de Vinicius de Moraes, Cecília Meirelles, Carlos Drumond de Andrade, Affonso Romano de Sant’Anna, Afonso Smidth e muitos outros intelectuais consagrados na época e ainda hoje lembrados, escritores ainda desconhecidos do grande público  emprestaram seus trabalhos para Carlos A. Lopes  organizá-los no livro GANDAVOS – contando outras Histórias que começou como um projeto despretensioso, uma quase uma experiência e já segue para um novo volume.
Da coleção famosa dos anos 80, recordo-me bem de ter comentando em uma coluna literária que mantinha em A NOTÍCIA, a obra magnífica escrita por um médico da Bahia, narrando o reencontro de amigos de faculdade para a festa na casa de um deles. Dentre eles, havia uma atriz fracassada, um hippie e outros que não lembro mais, que se reuniam durante um jantar com hora marcada e discutiam sobre o início da AIDS porque entre os amigos havia um homossexual assumido, que buscava tratamento para a doença. Mas isso já é passado e só me restou na memória uma vaga lembrança dessa obra, cujo autor não me recordo mais e o título da obra também o tempo me fez esquecer.
A cada novo lançamento o livreiro José Maria, dono da livraria Nacional, em Manaus, mandava-me um para que eu lesse e escrevesse sobre a obra na coluna que possuía no Jornal. Fazia isso com muito prazer, quer pelo sabor dos textos como pela alegria de poder me aprofundar um pouco mais no gênero de crônica que pratico.
Mas a historia agora é outra: trata-se do maravilhoso livro GANDAVOS – CONTANDO OUTRAS HISTÓRIAS, que se tornará um sucesso também e lembrado por muitas gerações porque em apenas um livro, Carlos Lopes conseguiu reunir diferentes autores que só desejam mesmo contar suas histórias.


Autor: Carlos Costa - Manaus/AM

http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/


Publicação autorizada pelo autor

Um comentário:

geraldinho do engenho rodrigues da costa disse...

Obrigado meu grande amigo e irmão de antologia,jamais eu imaginei ter um dos meus singelos textos publicados em páginas avizinhadas com um conceituado jornalista como o amigo!