terça-feira, 23 de agosto de 2011

O defunto bêbado - Autor: Geraldinho do Engenho

Estávamos no inverno, numa noite fria, a chuva fina e impertinente caíam fora de época, poucos transeuntes se atreviam a caminhar pelas ruas encharcadas. Passava das vinte horas e como não havia mais clientes a serem atendidos preparava-me para fechar a loja.
Um carro parou à porta era meu irmão com a família. Eu o atendi, apenas uma porta permanecia aberta por onde entrava uma correte de ar frio quase gelado. Ao sair o mano me chamou  atenção dizendo-me que havia alguém caído na rua próximo à esquina da praça. Juntos, atravessamos a rua para averiguar de quem se tratava. Era um conhecido, alcoólatra inveterado morador algumas quadras a frente. Com aparência mórbida e uma palidez fúnebre dava-se a impressão que já estava falando com São Pedro acertando suas contas. Meu irmão o examinou constatando que ainda respirava. Decidimos levá-lo a sua residência. Minha cunhada desceu do carro com as crianças, eu abri uma caixa de papelão  forramos à poltrona do carro e o colocamos sobre ela, uma vez que o pobre homem estava todo enlameado pela chuva.   Na seqüência meu irmão foi fazer a bendita entrega. Neste ínterim chega um amigo e pergunta ao meu sobrinho Adiano de apenas cinco anos que curiosamente a tudo acompanhou. – Onde está seu pai garoto? – Meu pai... Ele foi lá ao cemitério! - A esta hora da noite o que seu pai foi fazer no cemitério? – Levar um defunto bêbado... Pode esperar que ele volte rapidinho! Vai só enterrar o defunto!
-Cumprindo a determinação de Deus, meu irmão que era o mais novo... Caçula de nossa família faleceu pouco tempo depois vitimado por um aneurisma cerebral. Um duro golpe para nossa família. Deixando órfãos seu três filhos, que graças a Deus seguem o exemplo do pai e apoiados pela mãe que eu, a considero como uma heroína; eles estão vencendo com dignidade os obstáculos pelas trilhas da vida, traçadas pelo nosso pai celeste. E, o defunto bêbado continua vivinho da silva, e bebendo todas que encontra pela frente. São os desígnios traçados por Deus, as provações do destino e temos que aceitar.
Geraldinho do Engenho - Bom Despacho/MG
Publicação autorizada por escrito pelo autor da obra

Um comentário:

Augusto N Sampaio Angelim disse...

Engraçado o caso do defunto, bem pitoresco. Triste o final do texto, pela morte de seu irmão.