quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Autora: Jussara Burgos

O lugar que serviu de inspiração para os textos do concurso faz parte da minha vida. Tive uma tia-avó que morava lá e também era passagem obrigatória quando eu ia para capital. Menina atenta fica olhando aquele vilarejo pela janela do ônibus. Ali a paisagem cinzenta da Caatinga castigada pela seca mudava, havia folhas verdes, flores de muçambê e certo mistério no ar. Por que as localidades circunvizinhas prosperavam e aquele povoado parou no tempo e entrou em declínio? Passei vinte anos sem visitar Pernambuco e fiquei estarrecida quando vi que agora restam apenas escombros.

Agora no outono da existência, eu, uma ilustre desconhecida me aventurei no universo das letras encarando o desafio do Carlos A. Lopes de escrever sobre aquele lugar, dei asas a minha imaginação e fiquei com o segundo lugar. Sou grata por essa oportunidade. Sou grata aos que votaram em mim: Maria Conceição do Nascimento, Conceição Gomes, JCarneiro, Geraldo A Rodrigues Araújo, Sônia Biasus e Maria Tereza Moreira – Maith. Grata a minha octogenária mãe que viu os dias áureos do caroá e me forneceu elementos para construção do texto. Grata ao meu companheiro e meus filhos pelo incentivo e apoio incondicional. Grata aos amigos que enviaram seus comentários para o Blog Gândavos. Um abraço a todos,  dessa sertaneja que rega suas raízes e ama seu torrão.

Autora: Jussara Burgos - Luziânia/GO

Leiam o texto A filha do Coronel (segundo colocado no concurso)

http://gandavos.blogspot.com.br/search/label/Jussara%20Burgos%20-%20Luzi%C3%A2nia%2FGO


3 comentários:

Ana Bailune disse...

Olá, Jussara. Parabéns! Seu texto estava maravilhoso.

Maria Mineira disse...

Parabéns, Jussara! Fico muito feliz com sua vitória. Nada mais justo que uma escritora que tem as raízes naquelas terras,ter o texto classificado no concurso. Grande abraço!

Patricia disse...

Jussara, acompanhei de perto os textos do concurso, muito bons.Parabéns a todos os participantes. Alguém tinha que vencer, entre tantas opções não foi surpresa saber da sua vitória. Um texto e tanto o seu, mereceu o prêmio e os nossos aplausos.