terça-feira, 16 de outubro de 2012

A Escola e o arco-íris - Dias Índios XVI - Autor: Professor Wanderley Dantas


Naquele dia, lavamos a mesa do professor e preparamos a escola. Ela seria improvisada na farmácia da aldeia. Era uma casa pequena de vigas finas de madeira e que faziam as vezes das paredes, o teto era de sapê e o chão de terra. A cada tempestade durante as aulas, os alunos ficavam assustados e eu pensava que seriam os raios e trovões que os atemorizavam. Entretanto, descobri tempos depois que o medo deles se devia ao receio de que a escola caísse sobre nossas cabeças. A casinha já era velha e toda torta e meio caída para a esquerda. E esse receio deles provou ser justo: um dia, durante uma outra tempestade, aquela casinha finalmente caiu! Graças a Deus, foi durante um fim de semana em que não havia aula...
Enfim, as aulas iriam finalmente começar no dia seguinte. Quando terminamos de preparar a mesa, pendurar o quadro-negro, limpar as tábuas que serviriam para que os alunos se sentassem, saí, então, daquela casinha, andei alguns metros e me virei para vê-la. Era imensa a minha alegria de estar ali olhando para minha escolinha improvisada no meio da mata amazônica no interior do Brasil! Ela era um sonho que eu acalentara por muitos anos e que, agora, realizava-se diante dos meus olhos. Havia já passado das 5 da tarde e sobre a escola, bem atrás dela, descia um lindo arco-íris, emoldurando o que haveria de ser o meu lugar de trabalho. Agradeci a Deus pela sua aliança. Eu sabia que não estava sozinho.
 
 
 



Autor: Professor Wanderley Dantas

http://o-seringueiro.blogspot.com.br/
Publicação autorizada pelo autor

Nenhum comentário: