quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Todos temos desafios na vida! - Autor: Carlos Costa

Todos nós temos desafios na vida; uns mais, outros menos. A vida que se nos apresenta como uma rosa tem espinhos; mas perfumes também.
Cabe-nos saber superar desafios e vencê-los; e vencê-los bem, pois é essa certeza que nos diferencia dos animais irracionais! É a essa racionalidade que mantém nossa capacidade de aceitar os espinhos e admirar a vida perfumada que nos é oferecida, depois. Mesmo que os espinhos nos produzam dor e nos ferirem de sangue, retire os espinhos e não desista porque, ao final, mesmo angustiado pelo peso do fardo, haverá a recompensa!
Problemas em casa, quem não os tem? Um filho rebelde na adolescência, uma esposa incompreensiva mais amável na velhice, quem não os sonha tê-los? Serão nossa maior recompensa na vida, por a termos aceitado tantos anos e retirado tantos espinhos durante a caminhada, em busca do perfume da rosa!
Quem não viveu coisas que não desejávamos que tivessem acontecido? Mas é a vida e, sem esses percalços, ficará sem graça, monótona e desinteressante. E só isso já nos justificará vivê-la!
Vivemos na certeza de uma incerteza constante, porque nunca teremos certeza de nada! Já vivi e tive certezas e convicções absolutas também; nem sempre corretas, mas as deixei pelos caminhos da vida. Com o avançar da idade, restou-me a certeza das dúvidas que a vida me deu sem que eu as pedisse. Mas a vida continua seu rumo, seu passo, sua estrada...
Os espinhos que tiramos e os perfumes que sentimos pela estrada da vida é o que nos torna vivos e racionais. E é essa capacidade de sentir ávida com espinhos e perfumes é o que nos coloca para frente, na dor ou no amor, sentindo somente o perfume. Sentimos o ar que respiramos e temos certeza de estamos vivos... Porém, não me afastarei de convicções lógicas; embora, nem sempre muito racionais ou perfeitas! Com o tempo, tornei-me mais teimoso. Só isso!
Enfrento meus defeitos e virtudes com muita fé em Deus! E isso já é o bastante!
Caminhando lentamente, sigo em frente com destemor e consciência de que cumpri meus deveres terrenos. Se ainda não todos, trabalharei mais para cumpri-los até o fim porque muitos espinhos Deus ainda me ofertará ao longo estrada da vida!
Minha cruz não está pesada! Está muito leve diante da cruz carregada por Cristo para nos livrar dos pecados. Se tiverem momentos em que ainda me desespere, procurarei me acalmar, respirarei fundo porque sei que existem pessoas que não tiveram e nem terão o privilégio e a alegria de viver a vida que ainda tenho para vivê-la!
Só em ter essa certeza única, sinto-me feliz porque Deus quis que vivesse assim!

Autor: Carlos Costa - Manaus/AM

Publicação autorizada através do e-mail de 24/03/2012

Nenhum comentário: