sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Aos autores(as)dos textos para o concurso e ao mentor do mesmo, Carlos Lopes

Autora Celêdian Assis

Achei por bem deixar o meu comentário por ocasião do encerramento de envio de textos para o concurso, uma vez que já os li e todos merecem ser parabenizados, pela participação e pela qualidade de seus textos. Encantou-me sobremaneira a capacidade de criação dos autores que abordaram temas diferenciados em torno de um mesmo cenário proposto. Isso certamente é um exercício literário muito proveitoso e um desafio fascinante. Ganha o autor que expande a sua capacidade de criar e ganha principalmente o leitor que se beneficia com a leitura de textos espetaculares. Embora eu faça parte desse maravilhoso grupo que se juntou aqui, me posto apenas como leitora e como tal, quero deixar registrada a minha admiração e parabenizar a cada um pelos seus textos.
Ao mentor do concurso, Carlos Lopes, inicialmente quero agradecer pela valiosa contribuição que vem prestando à nossa literatura nacional, em um contexto no qual vem promovendo de uma forma muito dinâmica, a inserção de novos autores contemporâneos, de novos talentos, de novos estilos, enfim, de um novo jeito de se fazer literatura. Ouso dizer que estamos marcando o nosso tempo, contando histórias de nosso tempo, as que vivenciamos e portanto que nos torna parte da História viva e que legaremos à memória de nosso país, fazendo parte do que chamarão lá no futuro, de um estilo de época. Sim, porquê não? Numa era em que a internet vem nos propiciando meios de aproximação, de interação e facilitando a visibilidade daquilo que talvez foi escrito e nunca sairia da gaveta e ainda mais, daquilo que nunca seria escrito, não houvesse o incentivo, a motivação de outros, para encorajar-nos a expor o que criamos ou gostaríamos de criar. 
Segundo, é preciso enaltecer as grandes ideias e a disposição para executá-las e nesse ponto, especificamente, é preciso enaltecer a iniciativa de Carlos ao criar a oportunidade de participação aberta a todos os convidados e outros que foram apresentados. A estrutura autêntica, simples, original como regulamentou o concurso, de uma forma inédita que permite aos próprios autores se tornarem jurados do mesmo, promovendo assim o que há de melhor em nosso meio - a interação literária, ou seja, cada texto foi lido por todos, mesmo que ainda no anonimato, sem a revelação de quem escreveu o que. Isso é louvável e digno de aplausos, pois sabemos todos que no mundo contemporâneo, as pessoas mesmo que ávidas pela leitura, esbarram em questões como a falta de tempo hábil para ler, ou até pelo excesso de ofertas para a leitura na internet, que acabam por dificultar uma boa interação. 
Por fim, imagino que todos os participantes, com licença da generalização que faço, gostariam de parabenizá-lo por tão expressiva iniciativa, assim como eu o faço agora e agradecê-lo por nos tornar mais próximos e assim podermos trocar nossas vivências em torno do que criamos. Parabéns, meu amigo e obrigada pela sua generosidade.
Um grande e fraterno abraço a todos os colegas e amigos que eu pude estar perto nesta jornada. 

Celêdian Assis - Belo Horizonte/MG

Um comentário:

Helena Frenzel disse...

Não participei do concurso, mas li e comentei quase todos os textos. Acho que só faltaram os dois últimos, pois não tive como dedicar mais tempo à leitura online. Todos temos uma vida muito corrida e poucos são os que podem se dedicar integralmente a atividades como essa. Eu tenho ainda que trabalhar muito antes de poder me aposentar e dedicar-me mais à Literatura como gostaria. A iniciativa do concurso e do blog é digna de louvor e quem já se propôs a organizar qualquer coisa na vida sabe que há muito trabalho por trás, sem falar que o trato com seres humanos requer de quem organiza MUITO tato, paciência e vontade de fazer as coisas acontecerem, conduzindo-as de um jeito que todos saiam ganhando em interação e conhecimento, que ninguém seja ou se sinta privilegiado, preterido ou prejudicado. Enfim: é um trabalho colossal e muito delicado. Exatamente por isso registro aqui minha concordância com as palavras da Celêdian parabenizando a todos os responsáveis pelo sucesso do blog Gândavos: Carlos Lopes e todos os autores/colaboradores. Parabéns pela iniciativa e empenho. Saudações letripulistas, até!