domingo, 11 de agosto de 2013

O bêbado na casa de oração

Autor: Oliveiros Martins de Oliveira

O cachaceiro é uma figura que a gente encontra em qualquer lugar do mundo, não importa o tamanho da cidade, grande ou pequena, lá está ele, nos botecos da vida, nas festas da comunidade, nos velórios e, acreditem, até nas igrejas.
Numa cidade pequena como a minha Diamante do Norte então, essas figuras ficam em maior evidência. Aqui temos pelo menos três pinguços tradicionais, que por uma questão de ética, evidentemente não vou nomeá-los, mas, um caso em especial merece registro.
Contam a boca pequena que certa manhã, em pleno culto dominical em uma das muitas igrejas evangélicas da cidade, o pastor fazia sua pregação, e em determinado momento eleva a voz e diz:
— Irmãããos, vamos orar com fé, pois Cristo virá...
Nisso é interrompido por uma voz na porta da igreja.
— Vem naaada é minnntira...
Grita um bêbado.
Todos viraram em sua direção, surpresos e incrédulos, afinal, quem ousava desmentir aquele homem cheio de sabedoria, orientador espiritual dos mais acreditados da cidade?
O pastor, do alto de sua sabedoria e com toda a calma, vendo que o porteiro estava tomando as providências necessárias para resolver o problema, retomou seus trabalhos como se nada tivesse acontecido.
— Irmãããos..., como eu estava dizendo, vamos orar com fé, pois Cristo virá nos salvar...
— Veeem nada.... quero vê é vim...!
— Interrompeu mais uma vez o bêbado.
O porteiro, coitado, que geralmente não entende nada sobre psicologia etílica, estava lá se desdobrando para convencer, numa boa, o bebum a se retirar, mais que nada, o bêbado continuava lá a interromper os trabalhos.
Aquele lenga lenga continuou por algum tempo, até que o pastor já não agüentado mais ser interrompido e perdendo de vez a calma,  dirigiu-se ao porteiro gritando:
— Irmão, liga de uma vez pro delegado e pede pra ele vir aqui e resolver esse problema.
O bêbado deu uma balançada, pra lá e pra cá, olhou pro porteiro, virou para o pastor e os fiéis e sentenciou:
— Agooora eu vou embooora, porque esse aí que estão chamando veeeem... Esse eu tenho cerrrrteza que vem.
Deu meia volta e saiu cambaleando a procura de um boteco.

Autor: Oliveiros Martins de Oliveira - Diamante do Norte/PR
Publicação autorizada pelo autor

Um comentário:

Anônimo disse...

Hahahahaha... Excelente. Marina Alves.