sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O pescador de histórias

Meu amigo Carlos A. Lopes, receba este texto com o meu apreço e minha gratidão pelo seu memorável trabalho na elaboração da nossa 3ª antologia GANDAVOS – TERCEIROS CONTOS... Obrigado amigo de coração.
Gandavos, de inicio é uma palavra estranha, mas na medida em que vamos convivendo com ela, sentimos no seu teor normativo e doutrinário sua capacidade de criar laços de afeição e amizade entre os brasileiros, unindo a diversidade cultural dos mais distantes rincões deste nosso gigante colosso, através do milagre da internet e graças ao criador de um blog que leva o nome “GANDAVOS”.
Carlos Lopes um pernambucano, nascido em Tabira criado em Custódia, e atualmente servidor público em Recife, teve a felicidade de criar o blog Gândavos e através dele sem nenhuma pretensão financeira visando lucros, reunir os contares de causos, verídicos e ficcionais espalhados por este Brasilzão de nosso Deus.
Lançando recentemente o 3º livro desta empreitada cultural, da qual tenho o privilégio em participar. Sendo o 1º Os contadores de histórias, o 2º Contando outras historias, e o 3º cujo titulo é “Gandavos -Terceiros contos”. Além dos quatro textos de minha autoria, teve a honra de textualizar uma orelha do livro, cujo conteúdo segue relatado abaixo.
Confesso que ao deparar-me pela primeira vez com a palavra “Gandavos” fiquei um tanto apreensivo, recorri ao dicionário, e constatei que a mesma significa contadores de histórias. Eu só não imaginei que eu viria admirá-la tanto chegando a me empolgar com ela.
Sua simbologia nos conduz a uma das mais importantes doutrinas da literatura brasileira, unindo-nos através da iniciativa, do grande líder, o renomado amigo Carlos Lopes, criador do blog GANDAVOS.
Eu particularmente o considero, esta palavra, um coração literário, diferenciando-se da anatomia humana, por não exigir apenas um tipo sanguíneo, assemelhando-se, mas com uma dupla função: a de captar os glóbulos literários com sua diversidade de valores culturais, e distribuí-los pelas veias e vias deste nosso  gigante e amado Brasil, podendo atingir todo o universo através deste nosso 3º livro “Gandavos - Terceiros Contos”. Onde o leitor certamente se sentirá a vontade entrando pela janela da alma de cada escritor, e mergulhando em sua inspiração poderá conhecer e compartilhar da cultura de cada região, e de todos estes escritores, que na fluência de sua expressão literária impregna nela seu próprio coração...


Geraldinho do Engenho - Bom Despacho/MG


Publicação autorizada pelo autor

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao organizador do livro Carlos Lopes, parabéns a você Geraldinho (meu vizinho, aqui em Bom Despacho) pela iniciativa deste merecido texto... Realmente digno de aplausos o trabalho realizado. Marina Alves.

Carlos A. Lopes disse...

Geraldo e Marina, aqui em Pernambuco tem um ditado que diz: Tem mal que vem para o bem... acho que em todo Brasil se fala isso, não? Pois bem, um dia fiz um blog para contemplar minhas cidades (Tabira e Custódia) e também assuntos familiares. Fracasso total! lembrei de um ditado de um amigo: Quando a terra da gente não nos abraça, outra terra nos adotará. Criei o Blog Gândavos e nunca vi tanta gente me botando pra frente. Com esses amigos realizei o sonho da publicação de um livro e mantemos o respeito desta página dedicada e aberta aos bons e ruins escritores, entre os quais me incluo. Aos poucos vou conhecendo fisicamente um ou outro amigo virtual, afinal resido em duas cidades maravilhosas (Recife/Olinda) e sempre algum autor aparecer por cá. Só tenho que agradecer a todos vocês pela compreensão e colaboração com o meu modesto trabalho de administrador do blog. Creio está a fazer um bom trabalho e farei o melhor de mim para que essa parceria sobreviva as tantas dificuldades que a vida nos oferece. Obrigado a Geraldo e a você Marina, também a centenas de autores que nesse momento vocês dois estão a representar. Devo toda essa farra que estamos vivendo a nós mesmos ... e vem mais coisa por aí. Aqui nada finda, quando publicamos um livro.

Ana Bailune disse...

Mais uma vez, parabéns e muito obrigada!